Ivete Sangalo voa sobre a plateia, beija Liniker e maceta resistência roqueira pela 19ª vez no Rock in Rio
20/09/2024
Artista mais recorrente do festival, cantora apresentou hits de carnaval com arranjos mais pesados e cantou música inédita com convidada. Ivete Sangalo voa sob plateia do Palco Mundo no Rock in Rio
Ivete Sangalo abriu o dia das divas pop no Rock in Rio, nesta sexta-feira (20), mostrando por que, há 30 anos, é a maior diva pop do Brasil. Em um show com surpresas, ela voou sobre a plateia presa a cordas e beijou a cantora Liniker ao apresentar uma música inédita.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Foi a 19ª participação de Ivete no festival, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Ao longo das participações, a baiana já levou tombo, anunciou o sexo de suas filhas gêmeas no palco e fez um dueto com Shakira durante a performance da colombiana no Rock in Rio de 2011.
Ivete Sangalo interage com plateia durante show no Rock in Rio
"Sabe por que eu estou nesse palco há 19 anos e vou estar sempre que eu quiser?", questionou antes de fazer o público explodir num "ôôô" no refrão de "Tempo de Alegria", música de 2014.
É uma alfinetada aos que sempre resistiram à sua recorrente participação no festival. Em 2011, quando Ivete foi escalada para o Rock in Rio pela primeira vez, a escolha foi recebida com insatisfação por uma parcela roqueira mais conservadora do público: na época, muitos disseram que o evento deveria ser rebatizado como "Axé in Rio" e alguns guardam essa mágoa até hoje.
A cada show, no entanto, Ivete maceta a rejeição com a experiência e a energia de quem está acostumada a orquestrar uma multidão de cima de um trio elétrico por horas a fio. "Macetando", hit absoluto do carnaval de 2024, teve milhares de pessoas na plateia reproduzindo a coreografia viral.
Ivete Sangalo 'sobrevoa' show no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
Mas o momento de maior êxtase veio com "Eva", música de Umberto Tozzi regravada pela Banda Eva em 1997, numa versão que se tornou clássica. Depois de um breve sumiço, Ivete reapareceu suspensa por uma estrutura de cordas e aço sobre o público. "Quero ficar mais perto de vocês", disse, flutuando por todos os cantos da plateia.
Foi um truque repetido do show que comemorou seus 30 anos de carreira, no Maracanã, em dezembro de 2023. Mas o público do Rock in Rio se emocionou como se fosse a primeira vez. E Ivete também. No alto, ela chorou e, já em terra firme, celebrou: "Que experiência maravilhosa!".
Ivete fica suspensa por estrutura de cordas durante show no Rock in Rio, no Rio de Janeiro
Stephanie Rodrigues/g1
Selinhos
Para os shows do Rock in Rio, a cantora costuma adaptar as músicas. Hits de carnaval como "Poeira", "Festa" e "Acelera Aê" ganham arranjos mais pesados, com destaque para as guitarras. Em "Cadê Dalila", a mais roqueira de todas, ela conduz uma marcha do público de uma lado para o outro, como acontece na folia de Salvador.
Em 2024, além do voo sobre a multidão, a novidade foi "Seus Recados", música recém-lançada com a paulista Liniker, que apareceu no palco para cantar. As duas deram selinhos, celebrados pelos fãs.
No fim, eles ainda foram presenteados com uma aparição das gêmeas Marina e Helena -- aquelas mesmas que o público soube que eram meninas durante um Rock in Rio. Hoje com 5 anos, as duas nunca conheceram um mundo em que a mãe não seja a rainha do festival.
Ivete Sangalo abre Palco Mundo, nesta sexta-feira (20), no Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1